O Dia do Advogado é celebrado em 11 de agosto.
A data homenageia os profissionais que representam o direito dos cidadãos perante a Justiça.
Mas você sabe como surgiu o Dia do Advogado?
O Dia do Advogado é comemorado no Brasil em 11 de Agosto para relembrar e celebrar a data de inauguração das duas primeiras faculdades de Direito no país, que aconteceu no ano de 1827, há quase dois séculos!
Naquela data, em pleno Século XIX, D. Pedro I decretou a criação da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na cidade de São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco.
Antes disso, quem desejava estudar direito precisava ir para a Europa, em geral, para a Universidade de Coimbra, em Portugal.
Naquela época (e ainda por muitos anos depois disso), o curso era considerado sinônimo de status; apenas os filhos de famílias abastadas podiam tornar-se advogados.
Hoje, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco faz parte da Universidade de São Paulo (USP). A Faculdade de Direito de Olinda, por sua vez, integra a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE).
Também vale a pena comentar que, cerca de 200 anos depois, o Brasil, atualmente, conta com mais de 1400 cursos de direito – e mais de 1 milhão de advogados formados. Ou seja, há muitas pessoas para homenagear no dia 11 de agosto!
Embora, atualmente, o curso seja mais acessível, conseguir se formar ainda é uma verdadeira vitória.
Maior vitória ainda é de fato exercer a carreira de advogado, já que não basta ter um diploma para alcançar o sucesso nesta área, são necessários dedicação absoluta, zelo, ética, profissionalismo e muito estudo (muito mesmo)!!
PARABÉNS A TODOS OS PROFISSIONAIS DO DIREITO!!
QUE HONREMOS NOSSA PROFISSÃO!
QUE A JUSTIÇA ESTEJA SEMPRE EM BOAS MÃOS!
Deixe um comentário